Tomate é Fruta?

Kiwi – frutas da primavera!
dezembro 4, 2017
Os diferentes tipos de banana!
fevereiro 7, 2018

Não só o tomate é fruto, como abobrinha, pimentão e pepino também são! Para a ciência que estuda os vegetais, a Botânica, o fruto é tudo o que nasce do ovário das plantas, a parte onde ficam as sementes. Assim, praticamente tudo o que tem na feira é fruto sim! Esquisito, não?

A confusão toda é porque, popularmente, chamam-se de frutas só os frutos docinhos, como manga, ameixa e melancia. Mas há alguns frutos em que o sabor do açúcar não se destaca, como tomate, pimentão, quiabo. Só por isso, passaram a ser chamados de legumes. Mas, eles não são legumes!

Há dois tipos de frutos: os carnosos, que têm a polpa suculenta, como a laranja, e os secos, que não têm polpa, como o arroz (isso mesmo, embora a gente o defina como cereal, esse grão também é fruto!). Além disso, eles nascem em formatos diferentes. Os carnosos podem ser em bagas, em que é possível separar as sementes, como uva, e drupas, em que há um único caroço, como pêssego.

Os secos são classificados como (prepare-se para nomes difíceis) deiscentes, quando maduros, saem da casca liberando as sementes, como a vagem, e indeiscentes, não têm de onde sair, são completos, como grão de milho.

Alguns são falsos
Há alguns vegetais que os botânicos chamam de frutos falsos ou pseudofrutos. Apesar de serem suculentos, eles não nascem do ovário das plantas como os frutos verdadeiros. O morango, por exemplo, nasce de outra parte da planta. Na verdade, o fruto real do morango são os pontinhos pretos que ficam do lado de fora.

No caso do caju, o fruto mesmo é a castanha (que fica deliciosa torradinha) e não a polpa, a parte amarela da qual a gente faz o suco. A maçã e a pera também são falsos frutos. A polpa suculenta e gostosa que comemos é o pseudofruto, porque o fruto mesmo é aquela parte fininha no centro, onde se alojam as sementes.

Tubérculos e hortaliças
Se praticamente tudo é fruto, o que são rabanete, batata, cenoura, beterraba, mandioca e nabo? São chamados de tubérculos, resultado do desenvolvimento de uma parte da planta, o caule. São curtos, grossos, ricos em substâncias nutritivas e, em geral, crescem debaixo da terra.

E hortaliças? Segundo a Botânica, é o nome genérico de plantas cultivadas em horta das quais se comem as folhas. Pode-se citar alface, agrião, rúcula, couve. Já brócolis, alcachofra e couve-flor são cachos de flores destas espécies.

Sementes se espalham
As sementes servem para os frutos se reproduzirem. São elas que guardam as características da planta e podem dar origem a uma nova se cairem ou forem plantadas em local com condições para germinar. Quando as sementes são pequenas, espalham-se facilmente; o vento e os insetos podem transportá-las. Ainda são levadas por meio do cocô dos bichos que se alimentam de seus frutos.

Prato colorido
As cores de cada vegetal indicam seus nutrientes; um prato bem colorido é mais saudável. Verde indica que o alimento tem ferro (controla a anemia) e vitaminas E (previne envelhecimento) e K (previne hemorragias); amarelo contém vitamina A (indicado para pele, cabelo e olhos) e C (previne infecções); vermelho combate estresse. Esses são só alguns exemplos. Portanto, capriche na cor!

Artigo retirado do site: http://www.dgabc.com.br/Noticia/102871/tomate-e-fruto